02 de abril, dia mundial de conscientização do Autismo

 

O Autismo é o transtorno

de comportamento que pode ser classificado como leve, moderado ou severo e que também pode ser notado a partir dos 03 anos de idade, onde os pais começam a perceber que as crianças tem alguns sinais que não são compatíveis com as características de uma criança que é considerada "normal". Foi assim que Ozineide Moraes, nos relatou que percebeu na pequena Dayane, na época com 03 anos de idade, algo diferente em relação as suas outras filhas. Percebeu que apesar dos seus 03 aninhos ela só conseguia falar algumas poucas palavras, não conseguia entender os seus comandos, chorava com frequência e não era adepta aos seus carinhos de mãe. Preocupada com sua caçula, a mesma a levou ao clinico da cidade, que imediatamente a encaminhou ao psicologo, que por sua vez, a encaminhou para o Neurologista. Apos alguns exames, foi diagnosticado que a pequena tinha AUTISMO EM GRAU LEVE.

Segundo Ozineide, foi muito difícil a adaptação com a nova realidade, mas "o amor e a paciência,, fizeram a diferença para se acostumar com a nova rotina".

Casos como o de Dayane não são difíceis de ver na sociedade. Em nossa cidade já existe um número considerável de autistas, nos colocando nas estatísticas mundiais do transtorno. Pensando nisso, a organização mundial de saúde instituiu, em 18 de dezembro de 2007, o dia mundial de conscientização do autismo para o dia 02 de abril. É um momento para buscarmos debater sobre esse tão importante assunto. Buscando inclusão dessas pessoas junto a sociedade.

Hoje na nossa emissora, a apresentadora Duda Marques levou esse assunto aos nossos ouvintes, com entrevista com a conselheira tutelar Michele Thomas, o Psicopedagogo, Josinaldo, e com os relatos emocionantes de Ozineide, e da pequena  Dayane." Foi um programa muito informativo, emotivo e esclarecedor. Com isso nossa emissora cumpre seu papel na sociedade como meio de comunicação voltada para os problemas do povo" enfatizou a apresentadora.

ANUNCIE COM A GENTE

CLIQUE E APOSTE